Página inicial > Notícias > Diretora-Geral do Ifes campus Linhares e o professor do município de Cariacica, Cleibson Freitas entregaram à deputada federal Jackeline Oliveira Rocha (PT/ES), uma propositura de aperfeiçoamento da redação da Lei 10.639/03

Publicado: Terça, 17 de Outubro de 2023, 09h51 | Última atualização em Terça, 17 de Outubro de 2023, 09h51

No dia 06/10/23, a Diretora-Geral do Ifes campus Linhares e o professor do município de Cariacica, Cleibson Freitas, entregaram à deputada federal Jackeline Oliveira Rocha (PT/ES), uma propositura de aperfeiçoamento da redação da Lei 10.639/03, em cujo texto jurídico propõe-se incluir a obrigatoriedade, expressa e clara, do estudo “da trajetória da mulher negra na formação nacional, sua luta, sua representatividade positiva e suas contribuições à nação”.

Essa proposta é fruto da pesquisa de Mestrado que o professor Cleibson desenvolveu no âmbito do Profletras (Mestrado em Letras), intitulada “Conceição Evaristo, Elizandra Souza e Mel Duarte: a literatura negra feminina para turmas do 9º ano do Ensino Fundamental II, cujo objetivo foi o de promover a prática de leitura literária de vertente negro-brasileira em sala de aula, a fim de contribuir para a eficácia na aplicabilidade da Lei 10.639/03.

Considerando que a pesquisa logrou êxito com seu propósito e que, a partir de sua aplicação, possibilitou-se aos estudantes participantes o desenvolvimento da formação de leitor autônomo e crítico e a reflexão sobre a interseccionalidade entre gênero, classe e raça, surge a ideia da proposta de aperfeiçoamento da lei para que outros estudantes possam ter acesso a essa vertente importante da literatura.

A deputada recebeu a proposta com entusiasmo e prometeu analisá-la com interesse. Também foi entregue a mesma propositura ao deputado Helder Salomão (PT/ES), com o intuito de unir forças em torno da proposta.