Página inicial > Notícias > Estudante do Ifes é finalista na etapa estadual do Parlamento Jovem

Estudante do Ifes é finalista na etapa estadual do Parlamento Jovem

Publicado: Sexta, 06 de Outubro de 2023, 10h12 | Última atualização em Sexta, 06 de Outubro de 2023, 12h19

A aluna Nádia Bonadiman Gusmão, do Curso Técnico Integrado em Administração, está entre os quatro estudantes finalistas do Espírito Santo no Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), desafio nacional organizado pela Câmara dos Deputados.

Essa é a 18ª edição do programa de educação para democracia que busca levar o olhar da juventude sobre questões que importam em suas vidas. Neste ano, o tema será “A Educação que queremos”.

Sob a orientação da professora Larissa de Lima Vargas Souza, a aluna participou da jornada de aprendizagem cidadã na plataforma de cursos da Câmara dos Deputados (Eleve) e elaborou a proposta de um auxílio permanência com objetivo de evitar a evasão escolar e destinado a estudantes de ensino médio na rede pública.

Na segunda parte da etapa estadual, será selecionado apenas um estudante do Espírito Santo. Um dos critérios de avaliação desta fase consistirá em avaliação popular, que ficará aberta para o público do dia 23/10 ao dia 10/11.

Caso seja aprovada nesta etapa, a aluna seguirá para a etapa final, que acontecerá na Câmara dos Deputados, em Brasília, e reunirá 27 parlamentares jovens, um de cada unidade da federação. Eles participarão de audiências públicas e de encontros com parlamentares federais e, juntos, irão elaborar uma Carta PJB 2023 que amplifica a voz da juventude.

Em breve divulgaremos o vídeo com a proposta da aluna e o link para realização da votação pública.

Saiba mais e acompanhe as etapas do PJB no site da Câmara dos Deputados: https://www2.camara.leg.br