Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Pesquisadores do Incaper e do Ifes, ambos de Linhares, desenvolvem pesquisa que levará tecnologia aos cafezais
Início do conteúdo da página

Pesquisadores do Incaper e do Ifes, ambos de Linhares, desenvolvem pesquisa que levará tecnologia aos cafezais

Publicado: Terça, 30 de Julho de 2019, 16h56 | Última atualização em Terça, 30 de Julho de 2019, 17h04

O Ifes e o Incaper de Linhares vêm desenvolvendo projetos de pesquisa em parceria, visando beneficiar a agricultura capixaba por meio da aplicação de novas tecnologias em projetos de interesse mútuo. Um deles, é o projeto de "Sistema de Gerenciamento de Dados Laboratoriais e Emissão de Relatórios Técnicos de Análises de Solo", que se encontra em fase final e teve como objetivo a construção de um software para utilização no laboratório de solos do Incaper. Esse projeto envolveu alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação do Ifes Linhares, orientados pelo Prof. Erlon Cavazzana e por pesquisadores do Incaper.

Outro projeto, ainda em fase inicial, é o "Desenvolvimento de plataformas conjugadas de Código Aberto e Internet das Coisas, compostas por sensores de trocas gasosas em planta inteira, fluxo de seiva e potencial matricial do solo com foco avaliação dos efeitos dos fatores bióticos/abióticos". Este último, sob a coordenação do Pesquisador José Altino Machado Filho, do Incaper, e em parceria com os pesquisadores do Ifes Linhares e da Universidade Estadual Norte Fluminense, receberá um aporte de R$350.000,00 (trezentos e cinquenta mil reais) do Consórcio Pesquisa Café - ConCafé durante a vigência do projeto, que será de 48 meses. O objetivo é desenvolver sistemas de monitoramento da umidade do solo, das trocas gasosas de planta inteira e do fluxo de seiva xilemática, aplicáveis aos estudos ecofisiológicos, para determinação da necessidade hídrica do cafeeiro, no intuito de torná-los mais acessíveis a pesquisadores e ao setor produtivo. Os professores Erlon Cavazzana, Lucas Vago Santana e João Antonio Campos Panceri, do Ifes Linhares, colaboram diretamente em 3 soluções para Inovação e Atividades previstas no projeto.

 

visita_incaper_...
visita_incaper_projetos_5 visita_incaper_projetos_5
visita_incaper_...
visita_incaper_projetos_6 visita_incaper_projetos_6
visita_incaper_...
visita_incaper_projetos_3 visita_incaper_projetos_3
visita_incaper_...
visita_incaper_projetos_2 visita_incaper_projetos_2
visita_incaper_...
visita_incaper_projetos_1 visita_incaper_projetos_1
 

registrado em:
Fim do conteúdo da página