Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Estágio
Início do conteúdo da página

Estágio

Publicado: Terça, 21 de Junho de 2016, 11h08 | Última atualização em Segunda, 22 de Mai de 2023, 09h06

Setor de Estágio

O setor responsável pelos estágios tem como atribuições: formalizar os estágios de estudantes, por meio da organização dos documentos necessários para a contratação do(a) aluno(a) e promover a divulgação de vagas de estágio para o público estudantil.

No campus Linhares, o setor responsável pelos estágios está ligado à Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (DPPGE)


Telefone: (27) 3264-5728

E-mail: estagio.li@ifes.edu.br

Horário de Atendimento: Segunda a sexta de 07:00h as 19:00h

Localização: Bloco Administrativo D

  


Tipos de Estágio

Há dois tipos de estágio:

  • Estágio obrigatório: por ser um componente curricular, exige o cumprimento de carga horária estipulada pelo Plano de Curso para a obtenção do certificado/diploma. Nessa modalidade de estágio, o pagamento da bolsa ao estagiário pela empresa é opcional e a responsabilidade pela contratação do seguro contra acidentes de trabalho, poderá, alternativamente, ser assumida pela instituição de ensino. Pode começar a ser realizado após a aprovação dos componentes curriculares dos seis primeiros períodos do curso. Quando a carga horária do estágio extrapola a definida como obrigatória, ele passa a ser considerado como não-obrigatório. No campus Linhares, o curso que se encaixa nesta modalidade é o Curso de Engenharia de Controle e Automação.

 

  • Estágio não-obrigatório: é realizado a partir da opção do estudante, não estando condicionado à obtenção do certificado/diploma. Não exige cumprimento de carga horária mínima e pode durar até dois anos. As horas de estágio não-obrigatório são registradas como carga horária complementar no histórico do estudante. Nessa modalidade de estágio, a instituição concedente deve pagar uma bolsa para o estudante, fornecer auxílio transporte e contratar seguro contra acidentes de trabalho para os estagiários. Mesmo não sendo obrigatório, o estágio deve ser realizado na área de formação do estudante, pois trata-se de uma ação educativa. No campus Linhares, se encaixam nessa modalidade os Cursos Técnicos Integrados e Concomitantes em Administração, Automação Industrial e Meio Ambiente e o Curso de Pós-Graduação em Gestão Empresarial.


Além das duas modalidades de estágio, há alternativas que equivalem ao estágio obrigatório. Caso o estudante já trabalhe em sua área de formação acadêmica, pode ser solicitada a dispensa por reconhecimento de prática profissional como estágio, mediante requerimento específico e deferimento. Também as atividades de monitoria, pesquisa e extensão podem ser aproveitadas como estágio obrigatório, mediante requerimento específico e deferimento.

  


Regulamentação

  


Formulários

Disponibilizamos neste espaço os documentos para formalização, acompanhamento e finalização do estágio (em caso de dúvida no preenchimento, procure a DPPGE para orientação).

Os documentos devem ser preenchidos sem rasura e respeitando a legislação vigente e as especificidades de cada curso.

 

Planejamento do Estágio

Para a contratação do estagiário é necessário a entrega da seguinte documentação com, no mínimo, 10 (dez) dias corridos antes da data de início:

1) Termo de Compromisso (3 vias) (pdf)

2) Plano de Estágio (3 vias) (pdf)

3) Cópia da Apólice de Seguro contra acidentes pessoais em favor do(a) estagiário(a) (1 via)

4) Termo de Convênio (não obrigatório e apenas para empresas não conveniadas) (2 vias) (pdf)

 

 

Acompanhamento do Estágio

Em caso de estágio em andamento, a cada seis meses do período de estágio o aluno deverá apresentar o relatório periódico parcial: Relatório de atividades (pdf)

 

Prorrogação e alterações contratuais

Caso exista a oportunidade de renovação do contrato, dentro das especificações estabelecidas pela legislação vigente, o aluno deverá providenciar o Termo Aditivo. O Termo Aditivo também deverá ser usado em caso de alterações contratuais e deverá ser entregue no mínimo 10 dias antes da data da alteração a ser realizada: Termo Aditivo ao termo de compromisso de estágio (3 vias) (pdf)

 

Finzalização do Estágio

Ao término do estágio o aluno deverá apresentar o Termo de Realização e Avaliação de Estágio. O estágio só poderá ser validado mediante esse documento: Termo de Avaliação e Realização de Estágio (pdf)

Caso o estágio seja encerrado antes do período vigente no Termo de Compromisso você deve informar imediatamente a DPPGE por e-mail. Depois, em até 10 dias, encaminhar a rescisão junto com o termo de realização e avaliação de estágio. Termo de rescisão de Estágio (3 vias) (pdf)

 

Equiparação de Atividades

Caso o aluno já atue profissionalmente na área em que estuda e seu curso tenha estágio obrigatório, é possível solicitar a equiparação das atividades profissionais ao estágio obrigatório, desde que essa possibilidade esteja prevista no Projeto Pedagógico do curso. Para fazer a solicitação, é preciso preencher o requerimento abaixo e anexar a documentação necessária, de acordo com o tipo de vínculo profissional, conforme indicado no requerimento:

- Requerimento para solicitação de equiparação de atividades profissionais ao estágio obrigatório (pdf)

- Relatório de Atividades Profissionais do(a) Aluno(a): preenchido pelo aluno (pdf)

- Relatório de Atividades Profissionais do(a) Aluno(a): preenchido pela empresa (pdf)

 

Também é possível, caso esteja previsto no Projeto Pedagógico do curso, a solicitação de equiparação de atividades de iniciação científica, monitoria ou extensão ao estágio obrigatório. Para essas modalidades, utilizar o requerimento abaixo e anexar os documentos necessários:

- Requerimento para solicitação de equiparação de atividades de extensão, monitoria ou iniciação científica ao estágio obrigatório (pdf)

- Relatório de Atividades de extensão, monitoria ou iniciação científica: preenchido pelo aluno (pdf)

- Relatório de Atividades de extensão, monitoria ou iniciação científica: preenchido pelo professor supervisor (pdf)

  


Dúvidas frequentes

Como devo proceder para iniciar o Estágio?

O primeiro passo é procurar a DPPGE. Reforçamos que não existe estágio sem o intermédio desse setor. Você será assessorado para o preenchimento dos documentos de forma que os mesmos atendam à legislação em vigor e estejam totalmente preenchidos, sem rasuras e com as devidas assinaturas e carimbos, conforme solicitado nos respectivos documentos. A formalização do estágio deverá ocorrer, impreterivelmente, antes do início do estágio.

 

Quantas horas de Estágio posso fazer por dia e por semana?

A jornada diária de estágio não poderá ultrapassar 6 (seis) horas, perfazendo uma carga horária semanal máxima de 30 (trinta) horas, que será definida em comum acordo entre o Ifes, a Unidade Concedente e o Aluno Estagiário. No caso de estágio obrigatório, para o aluno que concluiu toda etapa escolar ou nos períodos em que não estejam programadas aulas presenciais, a jornada diária poderá ser de 8 (oito) horas e a semanal poderá ser de até 40 (quarenta) horas.

 

E a duração do Estágio?

O aluno poderá estagiar pelo tempo máximo de 24 (vinte e quatro) meses em uma mesma Unidade Concedente, desde que esse tempo não ultrapasse o período de integralização do curso.

 

O Seguro contra Acidentes Pessoais é obrigatório?

Sim. O Seguro contra Acidentes Pessoais é obrigatório e deve ser anexada uma cópia da apólice ao Termo de Compromisso de Estágio.

 

Quais são os documentos necessários para iniciar o estágio?

Plano de Estágio (3 vias), Termo de Compromisso de Estágio (3 vias), Termo de Convênio (opcional) para Concessão de Estágio (2 vias) e a cópia da apólice de seguros. Todos devem ser devidamente preenchidos, sem rasuras e devem constar o carimbo da empresa (CNPJ).

 

Posso entregar primeiro o Termo de Compromisso e depois o Plano de Estágio?

Não. Pois só após a aprovação do Plano de Estágio que o Termo de Compromisso de Estágio será assinado.

 

Todos os estágios (não obrigatórios e obrigatórios) devem ter documentação?

Sim. Todo estágio deve ser formalizado junto a DPPGE, passando por todo o processo: planejamento, execução, acompanhamento e avaliação.

 

O meu Estágio pode ser prorrogado?

Sim, desde que não ultrapasse o tempo máximo de 24 (vinte e quatro) meses em uma mesma Unidade Concedente. O aluno deverá trazer o Termo Aditivo preenchido e assinado em 3 (três) vias.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página