Realizada a primeira ação do projeto de Extensão Entremeios Ciclo I

Publicado: Terça, 30 de Abril de 2024, 07h52 | Última atualização em Terça, 30 de Abril de 2024, 08h16

O projeto de Extensão Entremeios Ciclo I, do Ifes campus Linhares, em parceria com o projeto Capoeira Saberes Tradicionais, realizou nos dias 27 e 28 de abril de 2024, uma roda de conversa com Mestre Militão (Luiz Mauro Pinheiro), representante da capoeira no Espírito Santo e do Brasil, e uma oficina de cinema de animação com o artista multimídia Bruno Cabús.

Denominada de Encontro Troca de Saberes Oficina de Animação Capoeira, a ação se relaciona com atividades planejadas no projeto de Extensão Entremeios Ciclo I (Sipac Nº 23155.002005/2023-11) que explora o diálogo cultural de saberes capixabas, a fim de movimentar um espaço de valorização da cultura popular e regional, reavivando as conexões entre os saberes culturais.

O evento ocorreu no miniauditório do Ifes campus Linhares e contou com participação de adolescentes e jovens estudantes do Ifes e outras escolas da região, além de praticantes de capoeira e representantes da comunidade quilombola de Povoação.

Foi um momento muito rico de aprendizados sobre a capoeira e o cinema de animação, realizados pelas trocas de saberes entre os participantes e na realização prática de um filme de animação na técnica stop-motion, tudo produzido durante os dois dias do evento.

A ação foi uma cooperação entre a Associação Reza Forte de Capoeira Difusão Cultural e Socioambiental; a Animeco Cinema de Animação e Educação; e o projeto Entremeios Ciclo I, do Ifes campus Linhares, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), por meio do edital de extensão tecnológica de 2023.