Semana de Educação para a vida 2017

08/08/2017 - 09/08/2017

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - campus Linhares

Com o intuito de cumprir o previsto na Lei nº 11.988, de 27 de julho de 2009 o Instituto Federal de Educação do Espírito Santo – campus Linhares promoverá a Semana de Educação para a Vida 2017.

Com diversas oficinas e gincanas, o evento pretende promover o debate de temas transversais aos cursos técnicos oferecidos no Ifes Linhares. Serão diversas oficinas com temas variados.

A inscrição nas atividades da programação é reservada para os alunos do IFES campus Linhares.

PROGRAMAÇÃO

Os visitantes terão a oportunidade de experimentar diferentes sensações (paladar, olfato, tato), sem um dos seus sentidos, a visão.

Responsável: Prof. Marinaldo Francisco Zanotelli
Pré-requisito: Nenhum

Discussão sobre a qualidade alimentar diante das formas de produção de alimentos modernas, envolvendo o uso de agrotóxicos e sementes transgênicas. Conhecer o que são alimentos transgênicos e o uso de agrotóxicos no Brasil.
Responsável: Nutricionista Renata Gati Dala Bernardina
Pré-requisito: Nenhum

Como a intimidade com Deus faz com que nos encontremos nele, com a afirmação de quem somos em Deus.  Apresentação musical da cantora e dos participantes. Espaço para diálogo entre o grupo.

Responsável: Sâmella Rapina - Cantora e Compositora
Pré-requisito: Nenhum

Breve introdução sobre a utilização da robótica como ferramenta educacional. Apresentação da Olimpíada Brasileira de Robótica. Acompanhamento dos grupos da escola no desenvolvimento de robôs para participação na OBR.
Responsável: Prof. Fabrício e alunos dos 3º e 4º anos.
Pré-requisito: Nenhum

Breve apresentação da organização do grupo escoteiro e aplicação de algumas atividades desenvolvidas para os jovens.
Responsável: Grupo Escoteiro Linhares
Pré-requisito: Nenhum

Breve explanação a respeito de montagens de modelos em 3 dimensões utilizando impressora 3D.
Responsável: Carlos Jones Rebello
Pré-requisito: Conhecimento básico de informática

Responsável: Wania Gomes Colodetti
Pré-requisito: Trazer o que tiver de maquiagem

O Coaching é um processo de desenvolvimento de competências e habilidades desenvolvidas para acelerar metas e objetivos em um curto espaço de tempo, utilizando um mix de diversas ciências, como: administração, psicologia, sociologia, filosofia, gestão de pessoas, planejamento estratégico, entre outras
Responsável: Ronério Macena
Pré-requisito: Nenhum

Discussão sobre a importância da compreensão das funções na tomada de decisões para orçamentos financeiros
Responsável: José Carlos Thopson da Silva
Pré-requisito: Nenhum

Análise da classificação vocal dos participantes. Abordagem das técnicas de emissão vocal. Abordagem das técnicas de harmonização vocal. Aplicação em grupo de uma canção.
Responsável: Prof. Netalianne
Pré-requisito: Noções básicas de afinação musical (canto)

Breve estudo sobre motores trifásicos de corrente alternada, Fechamento de bobinas em motores. Estudos específicos de partidas para esses motores, quais os tipos que existem, riscos, benefícios, desvantagens e como dimensionar uma partida ideal para a aplicação exigida.
Responsável: Filipe Pesca (aluno 2º período Engenharia da Automação)
Pré-requisito: Conhecimentos básicos em elétrica e automação

Responsável: Coletivo Colorifes / Ana Paula Brasil

Responsável: Prof. Netalianne
Pré-requisito: Noções básicas de afinação musical (canto)

Responsável: Grupo Escoteiro Linhares

Responsável: Carlos Jones Rebello
Pré-requisito: Conhecimento básico de informática

Responsável: Wania Gomes Colodetti
Pré-requisito: Trazer o que tiver de maquiagem

Responsável: Ronério Macena
Pré-requisito: Nenhum

Palestrante, Sr.ª Maria de Lourdes, contará um pouco sobre sua vida e superação, além de mostrar seus trabalhos manuais. A mesa redonda contará com Sr. Marcos (deficiente e atleta) e o Sr. josé Geraldo (deficiente e presidente da ADEFIL), falando sobre acessibilidade e valorização da vida.
Pré-requisito: Nenhum

Exposição de prevenção de acidentes e primeiros socorros com exercícios práticos da abordagem teórica.
Responsável: Corpo de Bombeiros de Linhares

Responsável: Detran
Pré-requisito: Nenhum

A  prof.ª relatará a experiência de conviver entre os Enawene Nawe no Mato Grosso , além de abordar questões a respeito dos povos indígenas no Brasil
Responsável: Prof. Kátia Silene Zortea (campus Sta. Teresa)

Responsável: Marcos Maximiliano

Responsável: Coletivo Negrada UFES
Pré-requisito: Nenhum

Introdução e vivência de diferentes ritmos latinos.
Responsável: Prof. Ângella Gusmão

Responsável: Coletivo Negrada UFES
Pré-requisito: Nenhum

Responsável: Prof. Fabrício e alunos dos 3º e 4º anos.
Pré-requisito: Nenhum.

Filme Narradores de Javé
Responsável: Professores Marcelo de Amorim Pandolfi, Renato Miranda, Luiz Carlos da Silva Filho, Davis Moreira Alvim
Pré-requisito: Nenhum

Apresentação de documentário sobre rock; relato de experiência com o músico linharense Marcos Pimentel; audição de clássicos e roda de violão.
Responsável: Prof. André Leite Serafim

Responsável: Detran

Responsável: Corpo de Bombeiros de Linhares
Pré-requisito: Nenhum

Apropriação da estética e da cultura negra por não negros e oficina de turbantes.
Responsável: Prof. Flávia Candida
Pré-requisito: Nenhum

Exposição sobre saúde da mulher e orientação sobre realização de exames para detectar câncer de mama e colo de útero.
Responsável: Josefina (Supervisora de Enfermagem da Prefeitura de Linhares)
Pré-requisito: Não se aplica

COMISSÃO ORGANIZADORA