Semana de Educação para a vida

24/08/2016 - 26/08/2016

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - campus Linhares

Com o intuito de cumprir o previsto na Lei nº 11.988, de 27 de julho de 2009 o Instituto Federal de Educação do Espírito Santo – campus Linhares promoverá a Semana de Educação para a Vida 2016.

Com diversas oficinas e gincanas, o evento pretende promover o debate de temas transversais aos cursos técnicos oferecidos no Ifes Linhares. Serão mais de 30 oficinas com temas variados, como: Futebol de robô, aula de forró, técnicas de Photoshop, técnicas de estudo, desenvolvimento sustentável, consumismo e direto dos consumidores, entre outras, além de reflexões sobre a morte, sobre o sujeito negro e negro-gay nas escolas e gênero e sexualidade.

PROGRAMAÇÃO

Os alunos irão desenvolver as seguintes habilidades:
1. Realizar medições de distância com ultrassom.
2. Entender as conexões elétricas entre ultrassom e Arduino.
3. Acionar um motor de vibração de um controle de vídeo game.
4. Integrar os dispositivos de maneira a desenvolver um equipamento portátil que auxilie um deficiente visual na detecção dos possíveis obstáculos em seu caminho.
5. Identificar as falhas que podem ocorrer na utilização deste equipamento.
6. Vivenciar a experiência de um deficiente visual com e sem o suporte tecnológico.


Pré-requisito: Conhecimento básico de programação da plataforma Arduino.

Responsável: Fabricio Bortolini Sá e Luciano Leonardo Sampaio Fortes.

Expor conteúdos que envolvam a sustentabilidade de acordo com o desenvolvimento global que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras. Significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais.

Responsáveis: Prof. Daniel Franz Reich Magalhães

Simular e comparar a eficiência de dois métodos de coagulação, adição de sulfato de alumínio e eletrocoagulação com eletrodos de alumínio, para remover a turbidez da água do rio Doce.

Responsável: Marina Cominote, Renato César de Souza Oliveira e Thiago Reinan Barreto de Oliveira.

Será realizada uma observação do sol e da lua utilizando dois telescópios. Nessa etapa da oficina, será possível contemplar a lua e suas crateras (somente no horário matutino) e as manchas solares. A segunda etapa consistirá em uma abordagem teórica no qual será explicada a formação do sistema solar e dos fenômenos astronômicos observáveis em nosso referencial.

Responsável: Prof. Ricardo Rodrigo Silva Lopes

Não são recentes as pesquisas que alertam para o fato de que as crianças de hoje conhecem mais as marcas de biscoitos, de salgadinhos, de celular e de bonecos do que os nomes das principais frutas e verduras que deveriam fazer parte do nosso cardápio diariamente. Nós, membros do Grupo de Estudos e Pesquisa em Administração e Educação Profissional (Gepaep) e professores do colegiado do curso Técnico em Administração, concordamos que esse cenário é absurdo e tende a se agravar, se ficarmos passivos diante dele. Por isso, propomos debater o assunto por meio de uma sessão no Cineclube Aviso. A ideia é discutir, de forma geral, a temática consumismo, e, de forma específica, o consumismo infantil, após a exibição de trechos editados do documentário “Criança, a alma do negócio”. Provocaremos o nosso público com questões do tipo: quais as possíveis implicações da publicidade e das estratégias de marketing dirigidas às crianças? Questões éticas, ambientais e sociais que envolvem a temática também fazem parte do roteiro das nossas provocações. Em resumo, objetivamos promover uma reflexão sobre o modo como a sociedade de consumo e as mídias de massa estão influenciando a nossa formação, mas, principalmente, a de crianças e adolescentes.

 

Responsável: Amaro Simões Freitas; Éllen Luci Bruneli Pessoa; Klinger Ceccon Caprioli; Marcelo de Amorim Pandolfi e Renato Miranda.

Discussão sobre a importância de refletir sobre a morte em seus aspectos humanos, naturais, cotidianos, simbólicos, religiosos, bem como em suas representações culturais e artísticas.

Responsável: Prof. Alexander Nassau e Cristiano Ottoni

Os alunos irão desenvolver:
1. Cálculo estatístico de outs;
2. Cálculo de equidade Odds;
3. Cálculo da probabilidade de acerto: Pot odds.


Pré-requisito: Conhecimento básico de Matemática.

Responsável: Carlos Jones Rebello Junior e Ralf Majevski Santos.

Aplicação das provas prova da primeira fase das Olimpíadas Brasileira de Física.

Responsável: Prof. Wilson

Seguindo a linha do Sistema Shivam Yoga, fundado pelo mestre Arnaldo de Almeida em 1999, a oficina tem como foco a abordagem da concentração (Dharana) e da meditação (Dhyana) voltadas ao desenvolvimento das habilidades do nosso corpo mental (Manas). A oficina será dividida em duas partes: a primeira parte será a própria prática de Yoga, composta de exercícios de respiração, posições psicofísicas e relaxamento que funcionará de introdução para a segunda parte, uma vivência que consiste na apresentação de Dharana e Dhyana, expondo seus benefícios e, por fim, sua realização. A oficina capacitará os participantes para a utilização das técnicas de concentração e meditação no cotidiano.


Obs.: comparecer com roupas mais leves para a prática de Yoga (roupas de ginástica ou com tecidos mais flexíveis, evitando saias e calças jeans).

Responsável: Prof.ª Tameny Romão

Palestra apresentando as características, a ampliação, a evolução e as demandas da classe C e as estratégias das empresas para atendê-las.

Responsável: Amaro Simões Freitas.

Conscientizar a comunidade escolar quanto a importância de se respeitar os recursos hídricos. Respeitar o meio ambiente. Interagir com os participantes na busca da preservação do meio ambiente e em particular dos recursos hídricos. Sensibilizar os participantes para a melhoria dos recursos hídricos. Promover soluções para a escassez dos recursos hídricos para a preservação da vida.

Responsável: Godofredo Otárola Toscano.

O aluno poderá aprender passos básicos do forró pé de serra

Responsável: Leonardo Anjos e Kennedy Rosa

Informar sobre os investimentos em ações de empresas listadas na Bolsa de Valores (BM&F BOVESPA). Comprar, vender ações, melhores empresas, dentre outros.

 

Responsável: Osmar Pianca.

Conceitos da CLT, legislação previdenciária, direitos e deveres do empregado e do empregador.

Responsável: Sérgio Augusto Vieira.

A oficina discutirá a relação das instituições escolares com a relação de gênero e sexualidade e em especial com o aluno negro e negro gay. Como as instituições então se relacionando com esse público e quais políticas públicas estão sendo construídas no processo de inclusão.

Responsável: Marcelo Loureiro Ucelli.

Durante a oficina será promovida algumas discussões sobre temas da atualidades que poderão cair no ENEM e algumas técnicas de abordagem destes temas.

Responsável: Débora Lyrio e Marcos Vinícius.

Identificar o funcionamento dos tipos de código de barras para a sociedade comercial visando aprimorar seu uso pessoal na vida cotidiana, aprendendo sua estrutura geométrica e algébrica.
Identificar o uso do QR Code para marketing de produto e cultural, aprendendo seu funcionamento básico geométrico. Aprender como gerar QR Codes para o uso pessoal.

Responsável: Douglas Espíndola Baessa e Demetrio Cardoso Daltio.

Os alunos irão desenvolver:
1. Cálculo estatístico de outs;
2. Cálculo de equidade Odds;
3. Cálculo da probabilidade de acerto: Pot odds.


Pré-requisito: Conhecimento básico de Matemática.

Responsável: Carlos Jones Rebello Junior e Ralf Majevski Santos.

Simular e comparar a eficiência de dois métodos de coagulação, adição de sulfato de alumínio e eletrocoagulação com eletrodos de alumínio, para remover a turbidez da água do rio Doce.

Responsável: Marina Cominote, Renato César de Souza Oliveira e Thiago Reinan Barreto de Oliveira.

Será realizada uma observação do sol e da lua utilizando dois telescópios. Nessa etapa da oficina, será possível contemplar a lua e suas crateras (somente no horário matutino) e as manchas solares. A segunda etapa consistirá em uma abordagem teórica no qual será explicada a formação do sistema solar e dos fenômenos astronômicos observáveis em nosso referencial.

Responsável: Ricardo Rodrigo Silva Lopes.

Não são recentes as pesquisas que alertam para o fato de que as crianças de hoje conhecem mais as marcas de biscoitos, de salgadinhos, de celular e de bonecos do que os nomes das principais frutas e verduras que deveriam fazer parte do nosso cardápio diariamente. Nós, membros do Grupo de Estudos e Pesquisa em Administração e Educação Profissional (Gepaep) e professores do colegiado do curso Técnico em Administração, concordamos que esse cenário é absurdo e tende a se agravar, se ficarmos passivos diante dele. Por isso, propomos debater o assunto por meio de uma sessão no Cineclube Aviso. A ideia é discutir, de forma geral, a temática consumismo, e, de forma específica, o consumismo infantil, após a exibição de trechos editados do documentário “Criança, a alma do negócio”. Provocaremos o nosso público com questões do tipo: quais as possíveis implicações da publicidade e das estratégias de marketing dirigidas às crianças? Questões éticas, ambientais e sociais que envolvem a temática também fazem parte do roteiro das nossas provocações. Em resumo, objetivamos promover uma reflexão sobre o modo como a sociedade de consumo e as mídias de massa estão influenciando a nossa formação, mas, principalmente, a de crianças e adolescentes.

Responsável: Amaro Simões Freitas, Éllen Luci Bruneli Pessoa; Klinger Ceccon Caprioli;
Marcelo de Amorim Pandolfi; Renato Miranda.

Conscientizar a comunidade escolar quanto a importância de se respeitar os recursos hídricos. Respeitar o meio ambiente. Interagir com os participantes na busca da preservação do meio ambiente e em particular dos recursos hídricos. Sensibilizar os participantes para a melhoria dos recursos hídricos. Promover soluções para a escassez dos recursos hídricos para a preservação da vida.

Responsável: Godofredo Otárola Toscano.

O aluno poderá aprender passos básicos do forró pé de serra

Responsável: Leonardo Anjos e Kennedy Rosa

 

Discussão sobre a importância de refletir sobre a morte em seus aspectos humanos, naturais, cotidianos, simbólicos, religiosos, bem como em suas representações culturais e artísticas.

Responsável: Prof. Alexander Nassau e Cristiano Ottoni

Aplicação das provas prova da primeira fase das Olimpíadas Brasileira de Física

Responsável: Professor  Wilson Carminatti Benaquio 

Palestra apresentando as características, a ampliação, a evolução e as demandas da classe C e as estratégias das empresas para atendê-las

Responsável: Professor Amaro Simões Freitas

Informar sobre os investimentos em ações de empresas listadas na Bolsa de Valores (BM&F BOVESPA). Comprar, vender ações, melhores empresas, dentre outros.

Responsável: Professor Osmar Pianca

Conceitos da CLT, legislação previdenciária, direitos e deveres do empregado e do empregador

Responsável: Professor Sérgio Augusto Vieira

A oficina discutirá a relação das instituições escolares com a relação de gênero e sexualidade e em especial com o aluno negro e negro gay. Como as instituições então se relacionando com esse público e quais políticas públicas estão sendo construídas no processo de inclusão.

Responsável: Professor Marcelo Loureiro Ucelli

Os alunos irão desenvolver as seguintes habilidades:
1. Realizar medições de distância com ultrassom.
2. Entender as conexões elétricas entre ultrassom e Arduino.
3. Acionar um motor de vibração de um controle de vídeo game.
4. Integrar os dispositivos de maneira a desenvolver um equipamento portátil que auxilie um deficiente visual na detecção dos possíveis obstáculos em seu caminho.
5. Identificar as falhas que podem ocorrer na utilização deste equipamento.
6. Vivenciar a experiência de um deficiente visual com e sem o suporte tecnológico.


Pré-requisito: Conhecimento básico de programação da plataforma Arduino.

Responsáveis: Prof. Fabricio Bortolini Sá; Prof. Luciano Leonardo Sampaio Fortes.

Durante a oficina será promovida algumas discussões sobre temas da atualidades que poderão cair no ENEM e algumas técnicas de abordagem destes temas.

Responsáveis: Profª. Débora Lyrio; Prof. Marcos Vinícius

Identificar o funcionamento dos tipos de código de barras para a sociedade comercial visando aprimorar seu uso pessoal na vida cotidiana, aprendendo sua estrutura geométrica e algébrica.
Identificar o uso do QR Code para marketing de produto e cultural, aprendendo seu funcionamento básico geométrico. Aprender como gerar QR Codes para o uso pessoal.

Responsáveis: Prof. Douglas Espíndola Baessa; Prof. Demétrio Cardoso Daltio

Expor conteúdos que envolvam a sustentabilidade de acordo com o desenvolvimento global que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras. Significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais.

Responsáveis: Prof. Daniel Franz Reich Magalhães

Seguindo a linha do Sistema Shivam Yoga, fundado pelo mestre Arnaldo de Almeida em 1999, a oficina tem como foco a abordagem da concentração (Dharana) e da meditação (Dhyana) voltadas ao desenvolvimento das habilidades do nosso corpo mental (Manas). A oficina será dividida em duas partes: a primeira parte será a própria prática de Yoga, composta de exercícios de respiração, posições psicofísicas e relaxamento que funcionará de introdução para a segunda parte, uma vivência que consiste na apresentação de Dharana e Dhyana, expondo seus benefícios e, por fim, sua realização. A oficina capacitará os participantes para a utilização das técnicas de concentração e meditação no cotidiano.
Obs.: comparecer com roupas mais leves para a prática de Yoga (roupas de ginástica ou com tecidos mais flexíveis, evitando saias e calças jeans).

Responsável: Tameny Romão

Este curso visa tratar os seguintes assuntos:
1. Reaproveitamento do lixo eletrônico através da reciclagem digital na montagem de microcomputadores para doações;
2. Como fazer o descarte correto de determinados componentes de lixo digital, principalmente dos computadores;
3. Os problemas ambientais causados com o descarte incorreto do lixo digital enfatizando a questão de resíduos químicos;
4. A extração de metais preciosos de placas eletrônicas e as suas consequências ao meio ambiente.
Haverá uma demonstração prática da extração de ouro de alguns componentes eletrônicos de computadores, com o objetivo de enfatizar o item 4 do curso.

Responsáveis: Prof. Carlos Jones Rebello Junior; Faiçal Gazel.

 

Os Alunos desenvolverão as seguintes atividades:
1. Conhecer os conceitos históricos envolvidos no futebol de Robôs juntamente com as perspectivas para o futuro.
2. Compreender os funcionamentos básicos dos componentes de hardware necessários para o funcionamento dos robôs.
3. Apresentação do software de simulação, juntamente com algumas técnicas básicas para a programação, com a realização de algumas simulações.
4. Demonstração de uma partida virtual.
5. Apresentação da ROBOCUP e dos diversos campeonatos com a proposta se criar uma equipe no Campus.

Responsável: Prof. João Panceri

Práticas que visam auxiliar na organização eficaz do tempo e na priorização de tarefas que muitas vezes são adiadas causando transtornos no dia a dia das pessoas. Como organizar suas tarefas importantes e urgentes!

Responsável: Profª. Éllen Pessoa

Conceito de consumidor e fornecedor; Direitos e deveres do consumidor; Código de Defesa do Consumidor na era digital e responsabilidades no âmbito consumeristas.

Responsável: Bernardo Augusto Gomes Rodrigues

Conscientizar a comunidade escolar quanto a importância de respeitar os direitos das pessoas com deficiência. Respeitar as pessoas com deficiência. Interagir com pessoas com deficiência, sensibilizando-se e colaborando para a melhoria de vida da pessoa com deficiência.

Responsáveis: José Geraldo Giovani; Maria de Lourdes Tesch.

 

As Técnicas de Estudo podem ser definidas como um conjunto de ferramentas dirigidas para a aquisição, a compreensão e a memorização da informação e do conhecimento, privilegiando as estratégias e metodologias educacionais mais adequadas para cada tipo de aprendizagem.
A Neuroeducação é um campo interdisciplinar que combina a neurociência, psicologia e educação para criar melhores métodos de ensino-aprendizagem e aperfeiçoamento das técnicas de estudo. A oficina tem como proposta apresentar alguns premissas da Neuroeducação que contribuem para tornar mais eficientes as técnicas de estudo e a preparação dos alunos para as provas e exames.

Responsável: Cristiano Ottoni Teatini Salles

Os alunos irão desenvolver:
1. O cálculo de carga básico de uma residência padrão;
2. Buscar a informação das cargas comerciais pautadas nas informações do PBE/Inmetro;
3. Propor um projeto de eficiência energética residencial.


Pré-requisito: conhecimento básico de eletricidade. Alunos que cursaram no mínimo 3º Ano de Administração e 1º ano de Automação.

Responsáveis: Prof. Ralf Majevski Santos; Prof. Ronaldo do Amaral.

Nessa oficina os alunos terão a oportunidade de aprender o que é, e quais são os principais tipos de compostagem. Os participantes vão aprender na prática a fazer compostagem utilizando uma garrafa pet.


Pré-requisito: para realizar a parte prática da oficina os participantes devem levar:
- 2 Garrafas pet iguais.
- Pedrinhas.
- Areia.
- Terra.
- cascas, talos, verduras*, frutas*, legumes, coadores de café de papel e borra de café, cascas de ovos*, guardanapos de papel, papel toalha, saquinhos de chá. (* Atenção! Não colocar cebola e alho nem suas cascas, couve, brócolis, couve-flor, batata, frutas cítricas, alimentos cozidos, queijos, carnes e peixes de nenhum tipo).
- 1 Pé de meia de nylon velha, mas não rasgada no pé.
- 1 Tesoura sem ponta.

Responsável: Fabricio Bortolini Sá

Expor conteúdos relativos ao desenvolvimento tecnológico, tratando de habilidades, mecanismos e instrumentos organizacionais, compreendendo aspectos estratégicos, gerenciais, tecnológicos, de estrutura e de serviços, necessários à sustentação da capacidade de gerar, introduzir e apropriar inovações tecnológicas de diversas naturezas, de preferência ligadas à sustentabilidade.

Responsável: Prof. Daniel Franz Reich Magalhães

O curso de Photoshop é destinado a pessoas interessadas em utilizar uma ferramenta profissional para a manipulação de fotografias de forma geral. Ele tem como objetivo, oferecer os conhecimentos básicos de uma ferramenta amplamente utilizada na “Era Digital da Fotografia” para:
1. Correções de imperfeições;
2. Mudanças de cores;
3. Brilho;
4. Contraste;
5. Nitidez;
6. Montagens;
7. Recortes;
8. Mudança de resolução das imagens;
9. Dimensionamento;
10. Templates.
Tudo isso com a utilização do conceito de camadas (layers).


Pré-requisito: saber utilizar a internet para pesquisa e conhecer o funcionamento básico de um computador para a manipulação de um mouse e teclas de atalho do teclado.

Responsáveis: Prof. Carlos Jones Rebello Junior; Prof. Luciano Leonardo Sampaio Fortes.

 

Exibição de um filme (25 Minutos) apresentando as diferenças nos sistemas de produção e abertura para debate com os alunos.

Responsáveis: Prof. Amaro Simões Freitas; Prof. Wagner Pereira Rocha

Discutir sobre como problemas são naturais à existência humana e à vida em sociedade, mas há alternativas para resolvê-los fora do âmbito estatal (que pode ser, inclusive, a própria causa do problema).

Responsável: Luan Sperandio

O objetivo da oficina é mostrar o processo de produção de vídeos, desde a pré-produção até a seleção de trilha sonora, para serem utilizados em apresentações de trabalhos.

Responsável: Aluno Leandro Fazolo Nardi

Serão abordados os temas mais importantes sobre a pronúncia da língua inglesa, como os contrastes entre sons/fonemas, palavras que se confundem, dificuldades do aluno brasileiro na realização de sons específicos, entre outros. Haverá, para cada tópico teórico, exercícios práticos, com orientação e correção.

Responsável: Profª. Sandra Bassani

Apresentação de filmes produzidos pelos alunos do Ifes a partir de obras literárias e com intersecção com a realidade.

Responsável: Profª. Débora Lyrio; Prof. Marcos Vinícius.

Significado de família, contextos que permeiam: como era, com está como será? E importância do fortalecimento dos laços sanguíneos. Com testemunho de dependente químico em tratamento.

Responsável: Padre Maurício Cordeiro Fornaciari

O curso de energias renováveis contará com apresentações práticas e explicações teóricas a respeito da utilização de painéis solares em aplicações residências e industriais. Serão apresentadas aos participantes aplicações simples com energia solar, onde serão abordadas e discutidas as vantagens e desvantagens dessa tecnologia.


Pré-requisito: Circuitos de Corrente Continua/Eletricidade Básica.

Responsáveis: Prof. Bruno Neves Amigo; Prof. Thiago de Aguiar Calotti; Prof. Tiago Reinan.

Seguindo a linha do Sistema Shivam Yoga, fundado pelo mestre Arnaldo de Almeida em 1999, a oficina tem como foco a abordagem da concentração (Dharana) e da meditação (Dhyana) voltadas ao desenvolvimento das habilidades do nosso corpo mental (Manas). A oficina será dividida em duas partes: a primeira parte será a própria prática de Yoga, composta de exercícios de respiração, posições psicofísicas e relaxamento que funcionará de introdução para a segunda parte, uma vivência que consiste na apresentação de Dharana e Dhyana, expondo seus benefícios e, por fim, sua realização. A oficina capacitará os participantes para a utilização das técnicas de concentração e meditação no cotidiano.


Obs.: comparecer com roupas mais leves para a prática de Yoga (roupas de ginástica ou com tecidos mais flexíveis, evitando saias e calças jeans).

Responsável: Tameny Romão

Este curso visa tratar os seguintes assuntos:
1. Reaproveitamento do lixo eletrônico através da reciclagem digital na montagem de microcomputadores para doações;
2. Como fazer o descarte correto de determinados componentes de lixo digital, principalmente dos computadores;
3. Os problemas ambientais causados com o descarte incorreto do lixo digital enfatizando a questão de resíduos químicos;
4. A extração de metais preciosos de placas eletrônicas e as suas consequências ao meio ambiente.
Haverá uma demonstração prática da extração de ouro de alguns componentes eletrônicos de computadores, com o objetivo de enfatizar o item 4 do curso.

Responsáveis: Prof. Carlos Jones Rebello Junior; Faiçal Gazel.

Os Alunos desenvolverão as seguintes atividades:
1. Conhecer os conceitos históricos envolvidos no futebol de Robôs juntamente com as perspectivas para o futuro.
2. Compreender os funcionamentos básicos dos componentes de hardware necessários para o funcionamento dos robôs.
3. Apresentação do software de simulação, juntamente com algumas técnicas básicas para a programação, com a realização de algumas simulações.
4. Demonstração de uma partida virtual.
5. Apresentação da ROBOCUP e dos diversos campeonatos com a proposta se criar uma equipe no Campus.

Responsável: Prof. João Panceri

Conscientizar a comunidade escolar quanto a importância de respeitar os direitos das pessoas com deficiência. Respeitar as pessoas com deficiência. Interagir com pessoas com deficiência, sensibilizando-se e colaborando para a melhoria de vida da pessoa com deficiência.

Responsáveis: José Geraldo Giovani; Maria de Lourdes Tesch.

As Técnicas de Estudo podem ser definidas como um conjunto de ferramentas dirigidas para a aquisição, a compreensão e a memorização da informação e do conhecimento, privilegiando as estratégias e metodologias educacionais mais adequadas para cada tipo de aprendizagem.
A Neuroeducação é um campo interdisciplinar que combina a neurociência, psicologia e educação para criar melhores métodos de ensino-aprendizagem e aperfeiçoamento das técnicas de estudo. A oficina tem como proposta apresentar alguns premissas da Neuroeducação que contribuem para tornar mais eficientes as técnicas de estudo e a preparação dos alunos para as provas e exames.

Responsável: Cristiano Ottoni Teatini Salles

Práticas que visam auxiliar na organização eficaz do tempo e na priorização de tarefas que muitas vezes são adiadas causando transtornos no dia a dia das pessoas. Como organizar suas tarefas importantes e urgentes!

Responsável: Éllen Pessoa

Os alunos irão desenvolver:
1. O cálculo de carga básico de uma residência padrão;
2. Buscar a informação das cargas comerciais pautadas nas informações do PBE/Inmetro;
3. Propor um projeto de eficiência energética residencial.


Pré-requisito: conhecimento básico de eletricidade. Alunos que cursaram no mínimo 3º Ano de Administração e 1º ano de Automação.

Responsáveis: Prof. Ralf Majevski Santos; Prof. Ronaldo do Amaral.

Nessa oficina os alunos terão a oportunidade de aprender o que é, e quais são os principais tipos de compostagem. Os participantes vão aprender na prática a fazer compostagem utilizando uma garrafa pet.


Pré-requisito: para realizar a parte prática da oficina os participantes devem levar:
- 2 Garrafas pet iguais.
- Pedrinhas.
- Areia.
- Terra.
- cascas, talos, verduras*, frutas*, legumes, coadores de café de papel e borra de café, cascas de ovos*, guardanapos de papel, papel toalha, saquinhos de chá. (* Atenção! Não colocar cebola e alho nem suas cascas, couve, brócolis, couve-flor, batata, frutas cítricas, alimentos cozidos, queijos, carnes e peixes de nenhum tipo).
- 1 Pé de meia de nylon velha, mas não rasgada no pé.
- 1 Tesoura sem ponta.

Responsável: Fabricio Bortolini Sá

Expor conteúdos relativos ao desenvolvimento tecnológico, tratando de habilidades, mecanismos e instrumentos organizacionais, compreendendo aspectos estratégicos, gerenciais, tecnológicos, de estrutura e de serviços, necessários à sustentação da capacidade de gerar, introduzir e apropriar inovações tecnológicas de diversas naturezas, de preferência ligadas à sustentabilidade.

Responsável: Daniel Franz Reich Magalhães

Discutir sobre como problemas são naturais à existência humana e à vida em sociedade, mas há alternativas para resolvê-los fora do âmbito estatal (que pode ser, inclusive, a própria causa do problema).

Responsável: Luan Sperandio

Exibição de um filme (25 Minutos) apresentando as diferenças nos sistemas de produção e abertura para debate com os alunos.

Responsáveis: Prof. Amaro Simões Freitas; Prof. Wagner Pereira Rocha

O curso de Photoshop é destinado a pessoas interessadas em utilizar uma ferramenta profissional para a manipulação de fotografias de forma geral. Ele tem como objetivo, oferecer os conhecimentos básicos de uma ferramenta amplamente utilizada na “Era Digital da Fotografia” para:
1. Correções de imperfeições;
2. Mudanças de cores;
3. Brilho;
4. Contraste;
5. Nitidez;
6. Montagens;
7. Recortes;
8. Mudança de resolução das imagens;
9. Dimensionamento;
10. Templates.
Tudo isso com a utilização do conceito de camadas (layers).

Pré-requisito: saber utilizar a internet para pesquisa e conhecer o funcionamento básico de um computador para a manipulação de um mouse e teclas de atalho do teclado.

Responsáveis: Prof. Carlos Jones Rebello Junior; Prof. Luciano Leonardo Sampaio Fortes.

Conceito de consumidor e fornecedor; Direitos e deveres do consumidor; Código de Defesa do Consumidor na era digital e responsabilidades no âmbito consumeristas;

Responsável: Bernardo Augusto Gomes Rodrigues

O objetivo da oficina é mostrar o processo de produção de vídeos, desde a pré-produção até a seleção de trilha sonora, para serem utilizados em apresentações de trabalhos.

Responsável: Leandro Fazolo Nardi

Serão abordados os temas mais importantes sobre a pronúncia da língua inglesa, como os contrastes entre sons/fonemas, palavras que se confundem, dificuldades do aluno brasileiro na realização de sons específicos, entre outros. Haverá, para cada tópico teórico, exercícios práticos, com orientação e correção.

Responsável: Profª. Sandra Bassani

Apresentação de filmes produzidos pelos alunos do Ifes a partir de obras literárias e com intersecção com a realidade.

Responsáveis: Profª. Débora Lyrio; Prof. Marcus Vinícius

Significado de família, contextos que permeiam: como era, com está como será? E importância do fortalecimento dos laços sanguíneos. Com testemunho de dependente químico em tratamento.

Responsável: Padre Maurício Cordeiro Fornaciari

O curso de energias renováveis contará com apresentações práticas e explicações teóricas a respeito da utilização de painéis solares em aplicações residências e industriais. Serão apresentadas aos participantes aplicações simples com energia solar, onde serão abordadas e discutidas as vantagens e desvantagens dessa tecnologia.


Pré-requisito: circuitos de Corrente Continua/Eletricidade Básica.

Responsáveis: Prof. Bruno Neves Amigo; Prof Thiago de Aguiar Calotti; Prof. Tiago Reinan

Seguindo a linha do Sistema Shivam Yoga, fundado pelo mestre Arnaldo de Almeida em 1999, a oficina tem como foco a abordagem da concentração (Dharana) e da meditação (Dhyana) voltadas ao desenvolvimento das habilidades do nosso corpo mental (Manas). A oficina será dividida em duas partes: a primeira parte será a própria prática de Yoga, composta de exercícios de respiração, posições psicofísicas e relaxamento que funcionará de introdução para a segunda parte, uma vivência que consiste na apresentação de Dharana e Dhyana, expondo seus benefícios e, por fim, sua realização. A oficina capacitará os participantes para a utilização das técnicas de concentração e meditação no cotidiano.
Obs.: comparecer com roupas mais leves para a prática de Yoga (roupas de ginástica ou com tecidos mais flexíveis, evitando saias e calças jeans).

Responsável: Tameny Romão

ORGANIZAÇÃO

COMISSÃO ORGANIZADORA

Poliane dos Passos Almeida

Ana Paula Brasil

Aline Vicentini Mauri

André Leite Serafim

Celina Busato Soprani

Cristiano Ottoni Teatini Salles

Fabricio Bertolini de Sá

Kamila Scalzer

Luciano Leonardo Sampaio Fortes

Mariza Vieira Matia Côgo

Sergio Augusto Vieira

COLABORADORES

Adalto dos Reis Junior

Eduardo José Fernandes Andrade

Débora Pacheco Lyrio

 

© 2016 - 2017 sigen

Versão - 1.5 beta

Desenvolvido por: Coord. de Tecnologia da Informação - Ifes campus Linhares | suporte@ifes.edu.br