I JOCIMATES (exclusivo para professores)

08/11/2017 - 10/11/2017

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - campus Linhares

A Diretora-Geral pro tempore do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – campus Linhares, no uso de suas atribuições legais e de acordo com as disposições da legislação pertinente, torna pública a I Jornada de Ciências, Matemática, Tecnologia e Inovação do Norte do Espírito Santo (JOCIMATES), que ocorrerá entre os dias 08 e 10 de novembro de 2017, no Ifes Campus Linhares – Espírito Santo – Brasil.

Exclusivo para professores realizarem reserva nas mostras para participação de seus alunos.

Cada reserva lhe dará direito a 20 (vinte) vagas para a respectiva mostra escolhida.

Responsável: Prof. Edmar Thiengo, Pré-requisitos: Ensino Fundamental

Objetivo: Elaborar e controlar o orçamento familiar.

Ementa: O problema da escassez; traços de personalidade para uso da renda; finanças entre as crianças; finanças entre os adolescentes; construção do orçamento familiar; paradigma da construção de ativos e passivos com a renda; estratégias para a gestão da dívida, compras e na escolha de fontes de financiamento; primeiros passos para investir no mercado financeiro e de capitais.

Resumo: Este minicurso vai apoiar os participantes na elaboração e controle do orçamento familiar, sugerindo alternativas de aumento da renda e redução dos gastos, estratégias de gestão da dívida, estratégias de compras, dicas relacionadas a compras a prazo e algumas dicas de investimentos. Para isso, os participantes serão estimulados a elaborar os próprios orçamentos e submetidos a situações do mundo real que merecem atenção por causar algum impacto nas finanças.

Responsável: Prof. Tiago José Pessotti, Pré-requisitos: Ensino Fundamental

Responsável: Carlos Jones Rebello, Pré-requisitos: Nenhum

Breve descrição da oficina: Será utilizado componentes eletrônicos para demonstrar a curva logarítmica e a cursa exponencial

Pré-requisito para inscrição: Usar calça jeans e calçado fechado, portar smarth phone ou similar, possuir conhecimentos de logaritmo e exponencial.

Professor(es): Ralf Majevski Santos & Jose Carlos Thompson da Silva

Responsável: Prof. Antônio de Freitas, Pré-requisitos: Computação Básica e Ensino Fundamental
Responsável: Prof. Thiago de Melo Costa Pereira, Pré-requisitos: Ensino Fundamental

Responsável: Ricardo Rodrigo Silva Lopes, Pré-requisitos: Nenhum

Breve descrição da oficina: A oficina apresentará relações entre Arte e Matemática a partir da obra do artista holandês M. C. Escher, nascido no século XIX que realizava gravuras e objetos cheios de surpresas visuais, inteligentemente projetadas, que uniam seu talento gráfico aos estudos da geometria e simetria. A oficina se constituirá de estudos teóricos e exercícios práticos através de desenhos e construção de um caleidociclo.

Pré-requisito para inscrição: Não há.

Professor: Marcos Luis Christo.

Responsável: Profª Lígia Arantes, Pré-requisitos: Nenhum
Responsável: Ricardo Rodrigo Silva Lopes, Pré-requisitos: Nenhum

Responsável: Thiago Campos Magalhães, Pré-requisitos: Ensino Fundamental

Responsável: Veronica Borsonelli Marcarini, Pré-requisitos: Ensino Fundamental

Responsável: Carlos Jones Rebello, Pré-requisitos: Nenhum

Descrição: Identificar o funcionamento do código de barras de produtos (EAN-13) aprendendo sua  estrutura geométrica e algébrica. Identificar o uso do QR Code para marketing de produto e cultural, aprendendo seu funcionamento básico geométrico. Aprender como gerar QR Codes para o uso pessoal e profissional.

Professor : Douglas Espíndola Baessa

Responsável: Josemar Pegorette, Pré-requisitos: Ensino Fundamental
Responsável: Alvarito Mendes Filho, Pré-requisitos: Ensino Fundamental

Responsável: Honerio Coutinho, Pré-requisitos: Nenhum

Produção do evento: Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão

Comissão organizadora:  Ricardo Lopes, Adalto dos Reis Junior, Aline Demuner, Aline Mauri, Antonio de Freitas, Carlos Jones Rebello,

Cesar Xavier, Demétrio Daltio, Douglas Baessa, Eduardo Sofiate, Fabrício de Sá, José Thompson, Josemar Pegorette, Lucas Martins,

Marcos Oliveira, Marina Cominote, Osmar Piana, Renato Oliveira, Rovilson Mota e Thieres Marassati.

Apoio técnico: Adalto dos Reis Junior e Luciano Biancardi

Semana nacional da tecnologia  Logo Ifes