Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Pesquisa

Publicado: Quarta, 07 de Agosto de 2013, 08h55 | Última atualização em Terça, 09 de Julho de 2019, 16h47

Os projetos de pesquisa no âmbito do Ifes estão regulamentados pela resolução do Conselho Superior nº 48/2015 e, deve ser entendido como um conjunto de atividades que visem ao aprimoramento do conhecimento científico, artístico, cultural e tecnológico, com duração limitada.

A pesquisa no Ifes tem como objetivos:

I. fazer avançar os estados da arte e da técnica, nas ciências e nas tecnologias, em prol do desenvolvimento das potencialidades intelectuais individuais e coletivas;
II. desenvolver ou aprimorar metodologias de pesquisa com abordagens inovadoras no âmbito das ciências e suas epistemologias;
III. incentivar o desenvolvimento de linhas de pesquisa e fortalecer as existentes nas ciências e tecnologias;
IV. proporcionar o desenvolvimento de pesquisas com práticas interdisciplinares;
V. possibilitar melhorias nas articulações dos campos científico e tecnológico com o ensino e a extensão;
VI. promover revisões críticas de questões teóricas e/ou práticas pertinentes a cada objeto de investigação;
VII. propiciar aos estudantes, aos servidores e colaboradores o desenvolvimento da maturidade científica por meio da participação em atividades de pesquisa, iniciação científica e tecnológica.

O campus Linhares desenvolve pesquisas com a participação dos alunos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, dos Cursos Técnicos Concomitantes e Subsequentes, da Graduação em Engenharia de Controle e Automação e da pós-graduação em Gestão Empresarial, e pretende potencializar suas atividades com a implantação do curso superior em Administração, ampliando o acesso aos Programas de Iniciação Cientifica.

Os projetos de pesquisa são idealizados a partir da interlocução com os arranjos produtivos locais, com demandas das Secretarias Municipais de Linhares, a partir de projetos de inovação vinculados à incubadora e ainda da interação do professor pesquisador com os alunos, sejam eles do campus ou de outras instituições (extensão).

O campus possui ainda um edital de fluxo contínuo, aberto anualmente, e disponível no portal institucional, permitindo que qualquer entidade externa, seja pública ou privada, possa propor projetos de parcerias para pesquisa e extensão. Essas demandas são direcionadas à Diretoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, que por sua vez, distribui as mesmas para os Grupos de Pesquisa do campus.

 Os grupos de pesquisa certificados do campus Linhares são:

• Desenvolvimento econômico e social do Norte Capixaba.

• Grupo de Estudos e Pesquisa em Administração e Educação Profissional – GEPAEP

• Núcleo de Investigação e Aplicação de Ciências Naturais e Tecnológicas

• Robótica e Automação Industrial

 Considerando a necessidade de estruturar ações relacionadas ao apoio e fomento das atividades de pesquisa do Ifes, a resolução do Conselho Superior nº 36/2010, de 23 de agosto de 2010, criou os programas de apoio à pesquisa, ao desenvolvimento e à inovação no âmbito da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes.

Nesta resolução foram estabelecidos quatro programas, a saber:

• Programa Institucional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Pict;

• Programa Institucional de Difusão Científica – Prodif;

• Programa Institucional de Intercâmbio em Ciência Tecnologia e Inovação – Prointer

• Programa Institucional de Apoio à Conclusão de Cursos de Graduação – Prograd.

registrado em:
Fim do conteúdo da página