Instituto Federal do Espírito Santo

campus Linhares

Grupo de Pesquisa realiza seleção de alunos para atuarem como bolsistas de Iniciação Científica

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimir

 

 

O Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Educação Profissional (EMEP) está selecionando alunos para atuarem como bolsistas de iniciação científica no projeto “Educação Matemática e Educação Profissional: reflexões sobre o trabalho escolar no nível médio”. Este projeto dá continuidade aos estudos sobre a integração de componentes curriculares da Educação Profissional de Nível Médio, a partir de experiências em Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio e Cursos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

As bolsas são destinadas a alunos dos campi Viana, Vila Velha, Vitória e Linhares. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de julho. Para seleção, serão considerados o histórico escolar do candidato e a carta de intenção, ambos apresentados em formulário próprio. O anúncio dos alunos selecionados acontecerá no dia 30 do mesmo mês. O valor recebido varia de R$ 100 a R$ 400, dependendo do curso do estudante. Cada plano de trabalho terá duração de 12 meses.

Veja a lista de vagas
(1 vaga para cada projeto)


Plano de trabalho: Integração curricular no ambiente das Feiras Nacionais de Matemática
Orientador: Lauro Chagas e Sá
Agência de fomento: CNPq
Valor da bolsa: R$ 100
Pré-requisito: ser estudante do Curso Técnico em Logística Integrado ao Ensino Médio do Ifes – campus Viana.

Plano de trabalho: Das aulas de comércio do século XIX às aulas de Matemática Financeira e Contabilidade do século XXI: reflexões sobre o ensino na Educação Profissional
Orientador: Lauro Chagas e Sá
Corientador: Renato Miranda
Agência de fomento: CNPq
Valor da bolsa: R$ 100
Pré-requisito: ser estudante do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do Ifes – campus Linhares. Preferencialmente, ter cursado a disciplina de Matemática Financeira.

Plano de trabalho: Educação Estatística para a saúde: discussões a partir das tabelas nutricionais de alimentos
Orientador: Lauro Chagas e Sá
Corientadora: Cynthia Torres Daher
Agência de fomento: CNPq
Valor da bolsa: R$ 100
Pré-requisito: ser estudante do Curso Técnico em Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio do Ifes – campus Vila Velha.

Plano de trabalho: Modelagem Matemática para o mundo do trabalho: investigações no campo da Metalurgia
Orientador: Bruna Zution Dalle Prane
Agência de fomento: Ifes - Pibic-Jr
Valor da bolsa: R$ 100
Pré-requisito: ser estudante do Curso Técnico em Metalurgia Subsequente ao Ensino Médio do Ifes – campus Vitória.

Plano de trabalho: Educação Matemática para a segurança do trabalho: levantamento de possibilidades interdisciplinares a partir das Normas Regulamentadoras
Orientador: Bruna Zution Dalle Prane
Corientadora: Solange Taranto de Reis
Agência de fomento: Ifes - Pibic-Jr
Valor da bolsa: R$ 100
Pré-requisito: ser estudante do Curso Técnico em Segurança do Trabalho Integrado ao Ensino Médio (Proeja) do Ifes – campus Vitória.

Plano de trabalho: Conhecimentos matemáticos mobilizados por alunos durante participação na Olimpíada Brasileira de Robótica
Orientador: Fabricio Bortolini de Sá
Corientadora: Adriana da Costa Barbosa
Agência de fomento: Ifes - Pibic-Jr
Valor da bolsa: R$ 100
Pré-requisito: ser estudante do Curso Técnico em Automação Industrial Integrado ao Ensino Médio do Ifes – campus Linhares.

Plano de trabalho: Recontextualizações das Tendências de Educação Matemática nas aulas da Educação Profissional
Orientador: Lauro Chagas e Sá
Agência de fomento: Ifes - Pibic
Valor da bolsa: R$ 400
Pré-requisito: ser estudante da Licenciatura em Matemática do Ifes – campus Vitória. Preferencialmente ter cursado a disciplina de Tendências em Educação Matemática

Inscreva-se

 


© 2009. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Coordenadoria de Tecnologia da Informação - campus Linhares.