Alunos do Ifes campus Linhares, em parceria com o Incaper, desenvolvem sistema automático de coleta de dados meteorológicos

Um grupo de alunos do Ifes campus Linhares está realizando um projeto de pesquisa intitulado “Instalação e automatização de uma estação meteorológica de baixo custo aplicada em sistemas de irrigação”, cujo objetivo geral é desenvolver um sistema automático para coleta de dados meteorológicos evidenciando sua utilização em sistemas de irrigação.

Usualmente as estações meteorológicas conseguem obter diversas variáveis relacionadas ao clima, tais como o volume de precipitação, a umidade relativa do ar, a temperatura, a pressão atmosférica, entre outras. Tais informações podem ser combinadas através de métodos empíricos da literatura para estimar um fenômeno denominado evapotranspiração o qual é um dos principais componentes utilizados no cálculo do balanço hídrico do solo em regiões cobertas por vegetação e também no dimensionamento de sistemas de irrigação.

Assim, a proposta deste projeto é desenvolver uma pesquisa aplicada, na expectativa de obter uma solução de baixo custo para automação de sistemas de irrigação. Para auxiliar os alunos, o campus recebeu a visita de pesquisadores do Incaper que, em diálogo com os integrantes do projeto, debateram o local de instalação, o tipo de plantio e o método de irrigação adequados para horta que está prevista no plano de trabalho dos alunos.