Instituto Federal do Espírito Santo

campus Linhares

Alunos do Ifes campus Linhares, em parceria com o Incaper, desenvolvem sistema automático de coleta de dados meteorológicos

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimir

Um grupo de alunos do Ifes campus Linhares está realizando um projeto de pesquisa intitulado “Instalação e automatização de uma estação meteorológica de baixo custo aplicada em sistemas de irrigação”, cujo objetivo geral é desenvolver um sistema automático para coleta de dados meteorológicos evidenciando sua utilização em sistemas de irrigação.

Usualmente as estações meteorológicas conseguem obter diversas variáveis relacionadas ao clima, tais como o volume de precipitação, a umidade relativa do ar, a temperatura, a pressão atmosférica, entre outras. Tais informações podem ser combinadas através de métodos empíricos da literatura para estimar um fenômeno denominado evapotranspiração o qual é um dos principais componentes utilizados no cálculo do balanço hídrico do solo em regiões cobertas por vegetação e também no dimensionamento de sistemas de irrigação.

Assim, a proposta deste projeto é desenvolver uma pesquisa aplicada, na expectativa de obter uma solução de baixo custo para automação de sistemas de irrigação. Para auxiliar os alunos, o campus recebeu a visita de pesquisadores do Incaper que, em diálogo com os integrantes do projeto, debateram o local de instalação, o tipo de plantio e o método de irrigação adequados para horta que está prevista no plano de trabalho dos alunos.

 


© 2009. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Coordenadoria de Tecnologia da Informação - campus Linhares.