Instituto Federal do Espírito Santo

campus Linhares

Ministério do Esporte anuncia parceria com o Ifes no "Projeto Iniciação à Modalidade Esportiva"

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimir

O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, esteve na Reitoria do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) nesta quinta-feira (28) para anunciar uma parceria para o “Projeto Iniciação à Modalidade Esportiva”. A iniciativa visa ofertar aulas de esportes para estudantes de 6 a 21 anos, prioritariamente aqueles em situação de vulnerabilidade social e matriculados na rede pública. A ideia é que o projeto-piloto seja desenvolvido no Estado, em articulação com os campi do Ifes.

O evento do anúncio contou com a presença da senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), responsável por articular o início do programa pelo Espírito Santo; do reitor pro tempore do Ifes, Denio Rebello Arantes; do reitor eleito, Jadir Pela; dos deputados estaduais Luzia Toledo e Josias Da Vitória; do prefeito de Viana, Gilson Daniel; do vice-prefeito de Vila Velha, Jorge Carreta; do vice-prefeito de Domingos Martins, Romeu Stein; e do secretário de Esportes de Cariacica, Edvaldo Erlacher.

Estiveram na Reitoria também o diretor do Centro de Educação Física da Ufes, Otávio Guimarães da Silva; o diretor do Centro de Treinamento de Vila Velha, Ed Mota; e representantes de movimentos comunitários de Vitória, como Marcelinho, da Federação Metropolitana Movimento Popular da Grande Vitória.

O reitor Denio Rebello Arantes deu as boas-vindas aos presentes e agradeceu ao ministro pela confiança depositada no Ifes para iniciar essa parceria. “Vamos utilizar todo o nosso esforço para que o projeto dê certo. É uma política pública muito importante para a sociedade”, destacou. Ele lembrou que a iniciativa vem a acrescentar a proposta do Ifes de “educar para a vida”, e falou a respeito dos Jogos dos Institutos Federais (JIF), destacando o empenho de alunos e professores de Educação Física. O reitor eleito, Jadir Pela, reforçou seu compromisso com o projeto e o papel do esporte para a formação integral do jovem.

Para o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, o “Projeto Iniciação à Modalidade Esportiva” já começa com o pé direito. “Esse programa que nós vamos iniciar em parceria com o Ifes se transformará em referência”, afirmou aos presentes, relatando que a iniciativa surgiu depois de o ministério fazer uma avaliação sobre os seus programas em andamento. “Nós precisávamos ter alguns programas que juntassem a iniciação no esporte com o conteúdo educacional e a inclusão social”, apontou.

Ele reafirmou ainda o caráter de formação humana e cidadã da prática esportiva. “Evidentemente, queremos descobrir novos talentos, formar novos campeões. Num programa amplo como esse, vamos encontrar vários campeões. Mas mais importante que isso será o que nós faremos por cada um dos jovens participantes. Não tenho dúvida de que cada jovem sairá um cidadão melhor, mais preparado para a vida e comprometido com os valores do esporte.”

Saiba mais

O “Projeto Iniciação à Modalidade Esportiva” busca democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes, jovens e adultos como fator de formação da cidadania e de melhoria da qualidade de vida. É fundamentado nos princípios da inclusão; da participação; da cooperação; da coeducação; e da corresponsabilidade.

Além disso, a proposta visa estimular os valores sociais e culturais inerentes às modalidades esportivas; garantir a intervenção pedagógica de qualidade (dos recursos humanos do projeto), a partir das capacitações e dos acompanhamentos das parcerias; a valorizar os diferentes espaços físicos disponíveis nos municípios; e a ofertar recursos para aquisição de materiais esportivos para o desenvolvimento das atividades.

A previsão, segundo o pró-reitor de Extensão do Ifes, Renato Tannure, é que o plano de trabalho detalhado seja finalizado em outubro e que, posteriormente, seja realizada uma chamada interna no Ifes para que sejam estabelecidos os núcleos esportivos na instituição.

Fonte: Instituto Federal do ES. Assessoria de Comunicação Social


© 2009. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Coordenadoria de Tecnologia da Informação - campus Linhares.