Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Núcleo Incubador do Ifes - campus Linhares apoia 4 projetos classificados para a 3ª e última fase do Programa Centelha - ES
Início do conteúdo da página

Núcleo Incubador do Ifes - campus Linhares apoia 4 projetos classificados para a 3ª e última fase do Programa Centelha - ES

Publicado: Segunda, 27 de Abril de 2020, 22h40 | Última atualização em Segunda, 27 de Abril de 2020, 22h46

O Núcleo Incubador do campus Linhares está apoiando os 4 projetos aprovados de Linhares e região nesta etapa final do Programa Centelha Espírito Santo.

 

PROJETOS APOIADOS

1. GIPE – Gestor Inteligente de Presenças Escolares: A solução GIPE pretende ser um facilitador nas instituições de ensino, reduzindo o retrabalho e aumentando a confiabilidade dos dados fornecidos aos programas sociais. Por meio de uma solução de software inteligente, será possível reduzir custos substituindo materiais físicos por digitais, assim, facilitará a apuração de dados com o uso de relatórios customizáveis. Além dessas vantagens, há ainda o diferencial de não existir custo para sua implantação e treinamento.


2. Good! - Hub para Projetos Incentivados: Plataforma digital que auxilia as OSC’s na construção de projetos, em busca de incentivos. Seu objetivo é diversificar os recursos das entidades do terceiro setor para que elas possam investir em ações que atinjam pessoas que são desatendidas pelas políticas públicas. O aplicativo permite reunir entidades sociais, empresas, instituições de ensino e poder público em um ambiente de construção de projetos colaborativos, direcionando-os para que encontrem financiamento e facilitando a doação de recursos.


3. Agrofácil – Sistema de Informação Rural: Aplicativo/Programa voltado para o agronegócio, apropriado para produtores de pequeno e médio porte, visando a facilidade e a flexibilidade no controle financeiro de suas respectivas atividades rurais, seja por meio de planilhas, gráficos ou anotações de acordo com a necessidade e o cultivo do produtor. Assim, oferece facilidades no levantamento dos custos de produção, de receitas e projetos para o aumento da produtividade. O programa permite ainda o cadastramento de fornecedores para comparação de preços. Portanto, o desenvolvimento de sistema financeiro e o controle de gastos para pequenos e médios produtores rurais estão entre os inúmeros benefícios.

4. Fermentador Automatizado para Amêndoas de Cacau: trata-se de um equipamento para a fermentação de amêndoas de cacau, totalmente automatizada e inteligente possuindo monitoramento de temperatura, umidade e pH em um designer arrojado e inovador. Com tanque em madeira e base em metal, o fermentador garante a proteção das amêndoas e a resistência do equipamento. A fermentação confere ao cacau maior teor de antioxidantes, além de cor e sabores mais intensos. Portanto, este produto visa, por meio da automatização e do controle de parâmetros importantes para o processo da fermentação das amêndoas de cacau, eliminar erros que ocorrem no método de fermentação tradicional e, por consequência, aumentar a qualidade e a eficiência na cadeia produtiva do cacau.

O Programa Centelha no estado do Espírito Santo obteve 3.553 ideias submetidas, sendo 500 aprovadas na primeira fase e 250 na segunda. Para Faiçal Gazel, servidor e coordenador do Núcleo Incubador do Ifes - campus Linhares, "este resultado na quantidade de ideias submetidas foi bastante expressivo em relação a outros estados com tradição em empreendedorismo, ou seja, foi três vezes maior do que em Santa Catarina, por exemplo. Durante a edição passada, não foram submetidas ideias da região de Linhares e nesta edição foram quatro ideias, sendo todas elas apoiadas pelo Ifes - campus Linhares e todas classificadas para esta fase final do Programa. Cabe enfatizar a importância do apoio dos parceiros da Incubadora do Ifes, principalmente, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), que nos apoia em diversos projetos e é a instituição executora do Programa aqui no Espírito Santo. Estas iniciativas são de grande importância para o crescimento da ciência, da tecnologia, do empreendedorismo entre outros, ajudando dessa forma o desenvolvimento do estado e a melhoria de vida do capixaba."

 

O PROGRAMA NO ESTADO

O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Espírito Santo. O programa oferecerá capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso.
A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), operada pela fundação CERTI e, no Espírito Santo, é executada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES).

 

Para mais informações visite o site https://programacentelha.com.br/es

registrado em:
Fim do conteúdo da página