Página inicial > Notícias > Equipes de robótica participam da etapa estadual da OBR 2019

Equipes de robótica participam da etapa estadual da OBR 2019

Publicado: Terça, 13 de Agosto de 2019, 17h00 | Última atualização em Terça, 13 de Agosto de 2019, 17h11

No dia 10 de agosto as equipes de Robótica do Ifes campus Linhares participaram da etapa estadual das Olimpíadas Brasileiras de Robótica OBR-2019. Ao todo, foram 11 equipes entre os níveis 1 e 2 participaram na orientação do GEAR – Grupo de Estudos em Automação e Robótica do Ifes campus Linhares.

A participação das meninas do projeto "Meninas na Robótica" (Projeto financiado pelo CNPq) foi muito satisfatória. O objetivo do projeto é expandir o ensino de robótica, incentivar outras escolas do Município e abrir espaço para as meninas, mostrando que mulheres podem e devem participar de eventos como esse. A olimpíada é uma motivação para as alunas, e por ser a primeira vez que competem, segundo a professora-orientadora do Projeto, Nettaliane Heringer, a participação das meninas foi positiva, com resultados satisfatórios. As equipes já estão muito animadas para dar prosseguimento aos trabalhos para o próximo ano.

Nível 1 :
Número de Inscritos: 54 equipes

Projeto Meninas na Robótica (Escola EMEF José Mondeneze): 11º lugar
Projeto Meninas na Robótica (Escola EMEF Zeferino Batista Fiorot): 21º lugar
Projeto Meninas na Robótica (Escola EMEF Professora Maria da Penha Pazito Ventura): 37º lugar

Nível 2 :
Número de inscritos: 78 equipes
Equipe EVA- Ifes Linhares: 19º posição
Projeto Meninas na Robótica (Escola Adelson del Santo): 30º posição
Equipe BlockChain - Ifes Linhares: 31º posição
Equipe System Failure- Ifes Linhares: 34 º posição
Equipe Wall-e - Ifes Linhares: 39 º posição
Projeto Meninas na Robótica (Escola EMEF Samuel Batista Cruz): 42º posição
Equipe Orion Robotics - Ifes Linhares: 46º posição
Equipe Stark Industries - Ifes Linhares: 48º posição

Destaque para a equipe do Ifes System Failure, que recebeu o prêmio “Inovação”.
O professor e coordenador do projeto GeOBR, Luiz Soneghet, que atua no ensino de robótica do campus, falou sobre as olimpíadas deste ano: "Tivemos 6 equipes participando e, para a maioria, foi a primeira experiência na competição. A equipe System Failure, orientada pelo professor João Antônio Campos Panceri, recebeu o prêmio de Inovação do nível 2, mas para mim, o mais marcante foi acompanhar o empenho dos(as) alunos(as) antes, durante e após a competição. Muitas horas foram dedicadas na construção e programação dos robôs, a fim de resolver as tarefas propostas na arena da OBR. Todo este tempo empenhado estimulou a gestão de tempo, trabalho em equipe e liderança em nossos alunos, habilidades úteis em qualquer área".