Ifes campus Linhares oferta 180 vagas em Cursos Técnicos. CONFIRA O LOCAL DE PROVA.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) divulgou os editais que compõem o processo seletivo de cursos técnicos para ingresso no primeiro semestre letivo de 2019. O edital PS 01/2019 oferta 3654 vagas em cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes ao Ensino Médio. Já o edital 02/2019 é destinado a cursos da modalidade de jovens e adultos (Proeja), com a oferta de 202 vagas. No campus Linhares estão sendo ofertadas 144 vagas em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e 36 vagas na modalidade concomitante.

Para o PS 01/2019, as inscrições acontecem a partir desta segunda-feira (1°) e vão até o dia 4 de novembro, pelo site do Ifes. A taxa de inscrição é de R$ 68 e a isenção pode ser solicitada até o dia 26 de outubro. O processo seletivo acontecerá por meio de provas objetivas, que serão aplicadas no dia 2 de dezembro. O resultado final está previsto para ser publicado no dia 21 de dezembro.

Para o PS 02/2019, as inscrições acontecem a partir desta segunda-feira (1°) e vão até o dia 5 de novembro, presencialmente no campus de interesse, nos horários indicados no edital. As inscrições são gratuitas. O processo seletivo acontecerá por meio de palestra informativa e análise socioeducacional, nos campi Vitória e Santa Teresa; e por meio de provas objetivas, no Campus Serra. O resultado final também será divulgado em 21 de dezembro.

Metade das oportunidades no Ifes é destinada a ações afirmativas, conhecidas popularmente como cotas. Para os cursos integrados, podem concorrer os estudantes que estejam concluindo o ensino fundamental este ano. Nessa modalidade, o estudante cursa tanto o ensino médio como o técnico no Ifes, não sendo possível obter o diploma de um sem completar o outro.

Os cursos técnicos concomitantes são voltados a quem já está no ensino médio em outra escola e pretende fazer a formação técnica no Ifes. A série da concomitância varia de acordo com o curso. Já para os cursos subsequentes, as são voltadas a quem já concluiu o ensino médio. No caso dos cursos do Proeja, o currículo é integrado, mas podem concorrer apenas jovens e adultos com 18 anos ou mais, que não tenham concluído o ensino médio.

Campus Linhares

Técnico em Administração (integrado/manhã) – 36 vagas
Técnico em Administração (integrado/tarde) – 36 vagas
Técnico em Automação Industrial (integrado/manhã) – 36 vagas