Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Biblioteca
Início do conteúdo da página

Biblioteca

Publicado: Quinta, 17 de Mai de 2018, 17h35 | Última atualização em Quinta, 19 de Outubro de 2023, 08h03

A Biblioteca Professor Marcílio Lieberenz Falleiros campus Linhares está em funcionamento desde 2008 e possui acervo diversificado e atualizado, buscando ser um centro de informações e cumprir sua função social de fomentar o desenvolvimento de conhecimento. Está localizada no Bloco E, sendo responsável pelo provimento das informações necessárias às atividades de ensino, pesquisa e extensão do campus.

Horário de funcionamento: das 7h às 21h, de segunda a sexta-feira.

Informações e sugestões:  biblioteca.lin@ifes.edu.br

Contato: (27) 3264-5719

Equipe de trabalho:
 
Andreia da Costa Silva - Bibliotecária CRB6-ES/583
 
Celina Busato Soprani - Bibliotecária CRB6-ES/448
 
Francielle Siqueira Mendes - Auxiliar de Biblioteca

 

Serviços Prestados

» Empréstimo, reserva e renovação dos materiais  informacionais;

» Pesquisa Bibliográfica;

» Orientação ao usuário quanto às normas da ABNT;

» Utilização de computadores e acesso à Internet para fins acadêmicos.

Cadastro

Para usufruir dos serviços da Biblioteca, o usuário deverá fazer o seu cadastro. Para tanto, é necessário que o aluno se dirija à Biblioteca com os seguintes documentos: Documento oficial com foto (RG ou Carteira de trabalho ou Passaporte) e CPF, além do endereço residencial completo e um e-mail válido.

Guarda-volumes

» O guarda-volumes é de uso exclusivo durante a permanência do usuário na biblioteca. Os usuários deverão solicitar uma chave e guardar seus pertences antes de entrar na biblioteca. A guarda da chave é responsabilidade do usuário e, em caso de perda, deverá restituí-la.

» Materiais deixados no guarda-volumes não são responsabilidade da biblioteca.

» Caso o aluno não devolva a chave até o horário de fechamento da biblioteca, será cobrado multa de R$ 5,00/dia de acordo com a Resolução do Conselho Superior nº 48/2016.

Empréstimo

» O empréstimo dos livros é permitido apenas para os alunos regularmente matriculados, servidores da ativa, estagiários e terceirizados com vínculo no campus. Para efetuá-lo, o aluno deverá apresentar a carteira estudantil ou documento de identificação oficial com foto.

» Todo aluno tem direito de pegar emprestado até 03 (três) obras pelo prazo de 07 (sete) dias corridos. Os livros de literatura têm prazo de em- préstimo de 14 (quatorze) dias.

» Não são considerados materiais de empréstimo: jornais

Renovação

A renovação pode ser realizada na biblioteca ou no site do Ifes no link da biblioteca no perfil do aluno, desde que não haja reserva para o material ou o mesmo não esteja atrasado, sendo possível realizá-la por, no máximo, 2 (duas) vezes consecutivas.

Devolução

A devolução poderá ser feita por qualquer pessoa e não há necessidade de apresentação de documento.

Reserva

Quando um material procurado estiver sob empréstimo, pode-se  reservá-lo na biblioteca ou no site do Ifes através do link da biblioteca. As reservas serão atendidas conforme ordem de solicitação. Após a devolução, o material reservado ficará disponível por 24 horas para retirada na biblioteca, sendo a reserva cancelada, caso tal prazo expire.

Multa

O não cumprimento do prazo de devolução de um material acarretará multa de R$ 1,00 (um real), de acordo com a Resolução do Conselho Superior n. 48/2016, por dia útil. O recolhimento da multa SOMENTE será feito por meio da geração de Guia de Recolhimento da União (GRU) e pagamento no Banco do Brasil, devendo o comprovante ser apresentado na biblioteca para baixa no débito.

Perdas e Danos

O usuário que danificar ou perder qualquer exemplar da biblioteca, ainda que involuntariamente, terá que repor um material igual ou, em caso de esgotamento da obra, um similar a ser indicado pela biblioteca.

Utilização dos computadores e acesso à Internet

» O uso dos computadores e acesso à Internet são restritos a fins acadêmicos. Só é autorizada a permanência de um usuário por computador. Será respeitada a ordem de chegada para a utilização.

» É proibido o acesso a redes sociais, bate-papos (chats) e conteúdos pornográficos; a execução de qualquer espécie de jogo; a instalação de qualquer tipo de software; a alteração das configurações dos computadores; e o download de conteúdos não acadêmicos ou que infrinjam direitos autorais.

» Não é autorizada a retirada ou mudança de local de qualquer equipamento ou parte dele na biblioteca.

 


Clique aqui para acessar o acervo

 


Normas e procedimentos para entrega de TCC

Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) ficarão sob a guarda da Biblioteca do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) - Campus Linhares, mediante termo de autorização, assinado pelo autor, para disponibilização eletrônica da versão definitiva do TCC no Sistema Pergamum de Bibliotecas e/ou Repositório Institucional do Ifes. O armazenamento do TCC está condicionado à observância das diretrizes das Normas para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos e Científicos do Ifes.

Após a defesa e das possíveis correções em decorrência de sugestões feitas pela banca examinadora, serão seguintes etapas:

1. O aluno deverá enviar o arquivo do trabalho para o e-mail biblioteca.lin@ifes.edu.br, com o assunto “Entrega de TCC”, para que seja confeccionada a ficha catalográfica, o que se dará em até 10 (dez) dias úteis a partir do recebimento.

2. Caso o trabalho não esteja totalmente de acordo com as normas institucionais de apresentação de trabalhos acadêmicos, ele será devolvido aos responsáveis para correção.

3. A versão final, corrigida e contendo a ficha catalográfica, deverá ser enviada à biblioteca.

4. Caso o trabalho retorne ainda com pendências, ele será aceito, mas seguirá para inserção no Sistema Pergamum de Bibliotecas e/ou Repositório Institucional com nota sobre a situação de não adequação às normas institucionais de apresentação de trabalhos acadêmicos.

5. Depois de receber o arquivo final, a biblioteca emitirá um recibo de quitação, que somente será retirado mediante a entrega do Termo de Autorização para Disponibilização, devidamente assinado pelo autor e orientador.

Formulários

Termo de Autorização de Publicação - um autor - obs.: imprimir frente e verso (pdf)
Termo de Autorização de Publicação - dois autores - obs.: imprimir frente e verso (pdf)


Normas e Documentos

Normas para apresentação de referências NBR 6023 - Documento impresso e/ou digital
Normas para apresentação de trabalhos acadêmicos e científicos - Documento impresso e/ou digital
Portaria nº 1226 - 2012 - Aprova procedimentos de entrega TCC Graduação nas Bibliotecas

Portaria N° 1709 - Dispõe sobre o fluxo de depósito dos Trabalhos Finais de Curso

 

Modelos de Documentos para TCC

Modelo de TCC em arquivo .doc (Microsoft Word)
Modelo de TCC em arquivo Latex
Modelo de TCC Compilado em Latex (Exemplo em PDF)

Modelo Artigo ABNT (Exemplo em PDF)

Modelo Artigo ABNT (Arquivo editável)

 

 

 


NORMAS

Resolução do Conselho Superior nº 48/2016, de 5 de agosto de 2016 (Multa) (pdf)

Regulamento Geral das Bibliotecas do Ifes (pdf)

Política de Desenvolvimento de Coleções das Bibliotecas do Ifes (pdf)

 

LINKS ÚTEIS

Consulta ao Acervo

M.O.R.E. (Mecanismo on-line para Referências)

periodicos.capes.gov.br

http://www.dominiopublico.gov.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página