Instituto Federal do Espírito Santo

campus Linhares

Projeto "Pé no Chão" é selecionado em 1º lugar no Edital da Secult e recebe 15 mil reais para execução

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimir

O projeto “Pé no Chão: a capoeira como valorização da cultura negra”, fruto da parceria entre o Ifes Linhares, Associação Reza Forte de Capoeira (Mestre Militão) e Associação de Moradores Jequitibá, foi selecionado com pontuação máxima no Edital 011/2016 da Secult e será executado no Assentamento Sezínio Fernandes de Jesus, em Linhares.

A proposta para a difusão da capoeira no Assentamento surgiu do interesse demonstrado pela própria comunidade e busca, por meio das oficinas de vivência teórica e prática da capoeira, ações de intercâmbio, minicurso e oficinas, oportunizar a esta comunidade a experiência de viver a cultura da capoeira de forma ampla.

O projeto oferecerá 30 vagas para crianças e jovens do Assentamento nas oficinas de vivência teórica e prática da capoeira, além de 40 vagas para as oficinas de confecção de berimbau e 40 vagas para as oficinas de artesanato com cabaças. Por fim, um documentário de curta duração enfocando a realização deste projeto será produzido e apresentado no evento de encerramento.

Destaca-se, ainda, que todas as ações serão gratuitas, inclusive o material usado nas oficinas, camisetas e abadás. Os instrumentos musicais adquiridos serão doados à comunidade do Assentamento como um incentivo à continuidade do projeto.


© 2009. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Coordenadoria de Tecnologia da Informação - campus Linhares.